Somos seis (06) irmãos: Dedé(voz e guitarra), Vui( percussão e vocal), Adão(guitarra solo e vocal), Jandir(bateria), Jorge(teclado e vocal) e Gilcimar(contrabaixo), filhos de mesmos pais, trabalhadores rurais da zona rural de Coité que sentindo a necessidade de uma transformação social, política, cultural e racial, viu na música ,uma saída para enfrentar os problemas do dia-a-dia.
Moramos na comunidade do Açude Itarandí situada a mais ou menos cinco (05) quilômetros da cidade, cuja fonte de renda era o basicamente o cultivo de hortaliças, um lugar extremamente castigado pelo poder público municipal, mas, que mesmo assim, as pessoas ainda tem força , esperança e fé num futuro melhor.
Em Coité já havia muitos comentários sobre a necessidade de se formar uma banda de Reggae, pois o número de regueiros e simpatizantes era grande, já existindo alguns grupos de regueiros que se reuniam semanalmente para curtir um Roots Reggae.Vale lembrar que, o cenário musical coiteense já vinha dando sinais de mudança, como exemplo, a banda Dinastia Salomônica em 2005.
Banda Quixanayah, inicialmente, era composta por quatro (04) menbros,(Dedé, Vui, Jandir e Adão) , isto no final de 2007, sendo que, no início de 2008, houve a entrada do quinto menbro (Jorge) e, em seguida, no final de 2008, chega o sexto, que é o Gilcimar.
Nossos ensaios acontecem num espaço, que ironicamente, ou não, era um criatório de porcos que, não dando resultados, foi transformado em espaço musico-cultural. Nós já temos algumas composições próprias, como: "Como pode haver ", Reggae é de paz", entre outras, e já conseguimos gravar, com todas as dificuldades, nosso primeiro CD, contendo 13 músicas(6 composições próprias, 7 composições não-próprias), trabalhando na fase final do próximo CD. Começamos a tocar em público, somente em julho de 2008, e não por acaso, em nossa comunidade. Fizemos algumas apresentações também importantes, como no 5 Aniversário da Revolution Reggae(05/09/08), Festa da Padroeira 2008(28/11/08), no 5 Acampamento da Juventude Rural(25/10/08), Aniversário da Camunidade de Nova Palmares(assentamento) no dia 12 de outubro de 2009, Micareta 2009(02/05/09), entre outras. Contamos com o apoio fundamental de nosso pai (seu Teté), e nossa mãe (dona Teresa), nossos irmãos (apenas 12), nossa comunidade(algumas pessoas), parceria com o nosso 'irmão' Jurandi com a Agência Luz Divina (gravações e produções), apoio moral e espiritual do nosso 'irmão' de coração, Irmão Jó e sua familia e o 'irmão' Vailson e família, pessoas das periferias de Coité (idosos, jovens e crianças) e, principalmente com a força do Nosso Senhor YESHUA, JAH(Jeová) . O nosso "som" é o Reggae Raíz, música de resistência, com letras de protesto social, político, racial e cultural, enfocando também, a questão regional.
Nossa música é um resgate de nossa história, de nossa auto-estima.
É a luta pelo direito é Vida, é Dignidade, é Liberdade...
Batida do coração, a pulsaço de JAH RASTAFARI !!!
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
BANDA QUIXANAYAH: Alma de Quixabeira
Quixanayah: Alma de Quixabeira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Banda Quixanayah, uma das mais roots da Bahia e do Brasil. Mensagens verdadeiramente inspiradas na paz, no amor ao próximo e em Rastafari. No Brasil, esse estilo de vida vem sendo tratado de forma hipócrita e babilônica. Muitos hoje em dia se dizem rastas, poucos realmente são.Quixanayah veio com o Reggae Raiz, aquele que liberta as mentes insanas e põe fogo na Babilônia.Quixanayah é resistência, é a contemplação ao altíssimo. Vida longa à Quixanayah.
quixa=quixabeira+nayah=alma
Postar um comentário